A 26ª edição do Palco Giratório vai estar na capital pernambucana entre 16 de maio e 1º de junho de 2024, trazendo um total de 46 espetáculos, além de oficinas, debates, palestras e lançamentos de livros. Este ano, o Palco Giratório apresenta uma programação diversificada e um dos destaques é o espetáculo de circo-teatro "Histórias de Um Pano de Roda", da Cia Brincantes de Circo, com a atuação de André Ramos e Bóris Trindade Júnior (Borica).
A apresentação ocorrerá no dia 29 de maio, às 18h, no Teatro Hermilo Borba Filho/Recife. Com encenação e dramaturgia de Ceronha Pontes, "Histórias de Um Pano de Roda," é um espetáculo documental que convida o público a conhecer a paixão que mantém os circenses itinerantes em estado de resistência. Costurado com depoimentos desses artistas, o espetáculo revela os bastidores da luta dos circenses invisibilizados pelo preconceito, descaso e exploração. A narrativa é atravessada de ternura e gratidão, evocando nomes que encantaram e ainda encantam gerações, como Picolino, Cascudo e Carequinha.
A obra utiliza a metáfora de mestre e aprendiz para representar o movimento da vida, que se refaz à revelia da ação destruidora do capital, destacando a resiliência e a dedicação dos artistas circenses. Sobre a Cia Brincantes de Circo Fundada em 2011 em Recife/PE, a Cia Brincantes de Circo promove espetáculos, oficinas e ações socioculturais, além de pesquisa (teórica e prática) na arte circense, levando em consideração suas tradições e inovações. Entre seus espetáculos estão: “Quatro”, 2011, com direção artística de José Manoel Sobrinho; “Vaudeville-espetáculo de variedades circense”, 2011, com direção de Bóris Trindade Júnior; “Tapioca”, 2014, com direção geral de José Manoel Sobrinho; “Histórias de um Pano de Roda”, 2019, com direção e dramaturgia de Ceronha Pontes; Atrapalhaços-Interveção de Palhaçaria, 2015, com direção coletiva; e o espetáculo “Se Não Fosse Mágica”, 2023, com direção e dramaturgia de Alexsandro Silva. A Cia também é responsável pelas pesquisas, “Memórias Circenses: relato de uma vida itinerante” 2015; e “E o Palhaço o que é? a PalhaçA é mulher!” 2020/2021, esta última culminando em um catálogo online de mulheres palhaças.
Sobre o Palco Giratório
O Palco Giratório existe desde 1998 e proporciona ações formativas, espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. Reconhecido como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes, intensifica a formação de plateias com circulação de espetáculos dos mais variados gêneros. O projeto já contou com a participação de 380 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo aproximadamente 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores.
Os artistas são selecionados por meio de uma curadoria formada por 33 profissionais do Sesc de todo o Brasil. A partir de critérios como diversidade de linguagem, regiões do país, faixa etária e trajetória dos artistas, a curadoria mapeia questões e tendências latentes no contexto atual das artes cênicas brasileiras.
Serviço
Histórias de um Pano de Roda na programação do Palco Giratório
Data: 29 de maio
Horário: 18:00h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Informações: https://palcogiratorio.sescpe.com.br/